Ambientes "Obesogênicos"
- Fernanda P Silva
- 11 de jun. de 2014
- 2 min de leitura

DOCTYDOCTYDOCTYA epidemia da obesidade está tão profundamente enraizada que necessitamos tomar medidas sistêmicas para combatê-la. A obesidade não é somente culpa de uma falta de reação por parte dos indivíduos, e sim deve envolver propostas políticas com as indústrias de alimentos e legisladores, pois várias estratégias serão necessárias para tornar o nosso ambiente menos obesogênico.
As pessoas ouvem o tempo todo que devem comer menos e andar mais, mas apesar disso os índices de excesso de peso continuam aumentando. Esse conselho nunca vai estar desatualizado, mas quando percebemos o aumento da obesidade e nos perguntamos o que mudou ao longo dos anos? A resposta é o ambiente. Fica mais difícil manter um peso saudável neste ambiente de promoção da obesidade.
A obesidade é definida como um índice de massa corporal - medida do peso dividido pela altura ao quadrado, de 30 ou maior e o excesso de peso quando o IMC é de 25 a 29,9 .
É fundamental o desenvolvimento de programas e intervenções com potencial de reduzir significativamente a incidência de obesidade. Tem havido uma tendência a olhar para soluções como a colocação de mais impostos sobre refrigerantes ou proibição de comercialização de alimentos pouco saudáveis para as crianças.
Tributar bebidas adoçadas com açúcar poderia ser um caminho, pois a sua ligação com a obesidade é mais forte do que a observada para qualquer outro alimento ou bebida.
A visão tradicional de que a culpa da obesidade é decorrente de falha na responsabilidade pessoal e força de vontade indivíduo tem sido usado como base para a falta de esforços governamentais e legislativos para resolver o problema.
É preciso melhorar as opções de escolha. Por exemplo , as escolas devem ser foco dos esforços anti-obesidade, uma vez que a prevenção em uma idade jovem é mais fácil do que revertê-la no futuro. As escolas primárias e secundárias deveriam priorizar a instrução de atividade física frequente, bem como a proibição de doces e bebidas adoçadas com açúcar, atentando para água potável disponível livremente. Estamos vivendo um constante bombardeio por estímulos alimentares, quase todos hipercalóricos.
A experiência tem mostrado que quando as empresas oferecem aos consumidores uma gama completa de opções, em que a opção saudável é o padrão - muitos clientes vão optar pela mesma.
Na Disney, por exemplo, mais de 50 por cento dos clientes aceitaram uma escolha mais saudável de alimentos introduzidos em seus parques temáticos . Todos nós podemos fazer algo mais para combater a obesidade .
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